segunda-feira, 13 de maio de 2013

Igreja santa, porém imperfeita

A igreja não tem mácula nem ruga, mas é santa, todavia, pela fé em Jesus Cristo. Além disso, ela é santa em sua vida no sentido de que ela se abstém das concupscências da carne e se exercita nos frutos espirituais. Mas, ainda não é santa no sentido de que esteja libertada de todos os maus desejos e os tenha suprimido, nem de que se tenha expurgado de todas as ímpias opiniões e erros. Pois a igreja sempre confessa seu pecado e ora que " lhe sejam perdoadas as suas dívidas". 

Da mesma forma, ela crê na remissão dos pecados. Por isso, os santos pecam, caem e também erram, mas, por ignorância, pois não querem, de bom grado, negar a Cristo, perder o evangelho, revogar o batismo. Assim, pois, têm a remissão dos pecados e, mesmo, se, por ingnorância, erram na doutrina, isso lhes é perdoado, porque, enfim, reconhecem seu erro e se apoiam unicamente na verdade e na graça de Cristo.


Os Cristãos, portanto, devem esforçar-se para evitar as obras da carne; os maus desejos, no entanto, eles não podem evitar.

Martinho Lutero

Obras Selecionadas Vol. 10.  página 504-505

Nenhum comentário:

Postar um comentário