quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Para onde vai nossa alma depois que morremos?



Você pergunta : Para onde vão as almas das pessoas depois que elas morrem? Elas já vão para o céu e para o inferno ou permanecem em algum lugar intermediário dormindo? As almas dos falecidos conseguem se comunicar com os vivos e interagir com o nosso mundo?

Caro leitor, todas as almas são propriedade exclusiva de Deus. Ele as criou e elas são Dele. Assim, a Bíblia diz que quando uma pessoa morre, seu espírito volta a Deus. “e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” (Ec 12.7).


A morte também sela o destino da pessoa. Todos morrem ou salvos ou condenados. Ninguém morre com seu destino final indefinido. Assim, a morte é a batida final do martelo na vida de todos nós. “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo” (Hb 9. 27). Morremos uma só vez e depois disso vem sobre nós o juízo. O “juízo” já é uma espécie de julgamento que separam salvos e condenados após sua morte. Esse juízo de Deus separa os salvos para o céu e os condenados para o inferno. Todos, em seus respectivos lugares, aguardam a volta de Jesus Cristo e o dia do grande juízo final.


A Bíblia não nos autoriza a pensar que o espírito fica dormindo aguardando a segunda volta de Jesus Cristo ou em um lugar intermediário. O nosso espírito fica consciente após a morte e aguarda o cumprimento de toda a palavra de Deus na volta de Jesus Cristo (os condenados aguardam no inferno e os salvos no céu). Alguns textos nos indicam essa realidade. Um deles é o que mostra o ladrão que se arrependeu ao lado de Jesus na cruz. “Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” (Lc 23. 43). Observe que Jesus lhe promete que, após morrer, já se apossaria do paraíso, sem lugares intermediários.

Outro texto que apóia essa realidade é a parábola de Jesus a respeito do rico e do mendigo. O rico morre e vai para o inferno. O mendigo de nome Lázaro também morre, mas vai para o céu. “Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.” (Lc 16. 22-23). Nenhum deles se encontra dormindo. Todos estão acordados e conscientes.


Jesus não usaria uma inverdade como pano de fundo de uma parábola. Assim, essa parábola aponta sim para o destino final de cada um de nós após a nossa morte: Conscientes e já no lugar determinado por Deus.

Com relação a comunicação de vivos com espíritos de pessoas falecidas, não há essa possibilidade. A Bíblia não diz nada que apóie essa ideia, pelo contrário, é totalmente contrária a essa prática. “Quando vos disserem: Consultai os necromantes [pessoas que consultam os mortos] e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?” (Is 8. 19).


Qualquer tipo de comunicação com pessoas falecidas, na verdade, é uma comunicação com demônios enganadores, pois as pessoas falecidas, como demonstrado acima, estão já em seus lugares determinados por Deus aguardando o grande dia da volta do Senhor Jesus Cristo e o cumprimento de toda a palavra determinada por Deus.

Por : André Sanchez

Fonte
Esboçando Ideias 

5 comentários:

  1. 1 samuel 28;1 ao 21 relata o caso em que REI o Saul consulta uma mulher que consegue trazer o profeta Samuel dos mortos.Como você explicaria este relato Bíblico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Deus se calou para Saul, você acha que o espírito de um homem que morreu falaria? E ainda dando direção? Aquele suposto espírito era maligno. Não vinha de Deus. Perceba que a Bíblia diz que o espírito subiu dá terra. Não diz que desceu do céu. Deus te abençoe!

      Excluir
  2. No texto de 1 Samuel 28:14 diz que viu um deus com subindo da terra... deus escrito com (d) minúsculo se trata de deuses que não é o criador e subindo de dentro da terra, ora filho vc ainda tem dúvidas de quem realmente atendeu ao desejo de Saul? Nos dias de hoje ainda tem necromantes que atendem por nomes diversos como mães de Santos e etc, se a palavra de Deus diz que não é pra fazer por que boa coisa não é.

    ResponderExcluir
  3. Mas se as almas estão conscientes, como se explica a citação da bíblia de que a morte é semelhante ao sono? eu Gostaria bastante de entender.

    ResponderExcluir
  4. A gente dorme ou continua conciente não. Entende

    ResponderExcluir