quarta-feira, 8 de maio de 2013

A falaciosa doutrina do universalismo


Universalismo é o ensino que afirma que todos os homens serão salvos pela misericórdia de Deus, mesmo que não se arrependam e confessem a Cristo como Senhor e Salvador. Infelizmente, este falso ensino tem sido muito propagado nos dias atuais. É crescente o número de falsos ensinadores denominados "universalistas" que, apelando para as emoções humanas, relativizam a doutrina bíblica da salvação que é muita clara em afirmar que "não existe salvação à parte de Cristo"(Jo 3:16-18, At 4:12,16:31). 

Baseados em suas próprias emoções, esses ensinadores argumentam que um Deus amoroso e bom jamais condenaria os homens ao inferno. Outros ainda argumentam  que foram os cristãos que inventaram o inferno; ou seja, o inferno para estes, é coisa inventada por homens, e não uma realidade. 

No entanto, a bíblia nos deixa claro que o próprio Cristo testificou e advertiu sobre o inferno. Vejamos abaixo :

Mateus 25:46 diz: “E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna."


Mateus 5:29-30 diz : "Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno."

Pois é, o inferno não é coisa inventada pelos cristãos; simplesmente estes ensinam a doutrina do inferno baseando-se  nos ensinos do próprio Cristo a respeito da condenação. Quem não reconhece essa verdade não pode dizer que Cristo é seu Senhor e  muito menos Salvador.Afinal, Cristo só é nosso Senhor quando o obedecemos, e nosso Salvador quando reconhecemos que ele morreu por nós com o objetivo de nos livrar do inferno(Jo 3:16).

Ora, se a doutrina universalista fosse verdadeira não existiria a necessidade  de pregação do evangelho a toda criatura, que é uma ordenança clara de Jesus(Mc 16:15). Também não existiriam ordenanças e admoestações para o abandono do pecado(Cl 3:5, Rm 12:1-2), e para se ter assim uma vida em santificação. Para melhor dizer, se não existe condenação também não existe salvação, afinal salvação é o livramento da condenação eterna(Jo 3:16, Hb 5:9, 2Tm 2:10, Tt 2:11).

Caro leitor, sabemos que Deus é amor. No entanto, ele também é justiça e não deixará o pecado impune para sempre. Assim sendo, rejeitemos pois a ideia(baseada em emoções) de que todos os homens serão salvos, pois não é isso que a Escritura nos ensina.


Soli Deo Gloria 

Álvaro Rodrigues

















Nenhum comentário:

Postar um comentário