quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Em que sentido Cristo é o único Pastor e Mestre?




É de se notar o grande  crescimento de crentes que sentem mal-estar quando alguém que, respaldado pela escritura, denomina a outrem de "mestre" ou "pastor". É que para tais cristãos, estes termos, quando são dirigidos à homens, passam a ser  "títulos humanos sem o amparo da escritura", e que tais títulos "definem tais homens como superiores aos demais crentes". E, na tentativa de fundamentarem tais ensinos, se utilizam de textos fora do contexto, e ainda por cima terminam relativizando a escritura. Como consequência disto, muitos irmãos sinceros tem cedido  a tais pensamentos, sendo então levados a desconsiderar todo o contexto bíblico que trata do assunto de forma correta. Apresentarei então, dois dos textos mais utilizados por estes inimigos dos dons ministeriais, e veremos se tais críticas procedem.

1. texto : "Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor." Jo 10:16

O argumento baseado neste texto é : "Se haverá um só rebanho e um só pastor, isto significa que não existem pastores, mas somente UM PASTOR, e este é Cristo". 

Resposta  : Quando a bíblia diz que Cristo é o único pastor, ela refere-se a um sentido mais específico. É no sentido de que Cristo é o "pastor dos pastores", e que só Ele é o cabeça e o dono da igreja(Ef  1:22, 5:23, Cl 1:18). Ou seja, somente Ele é o SUMO PASTOR como diz Pedro na sua primeira carta, no capítulo 5:4. Somente Cristo é o SUMO PASTOR; não existe outro SUMO PASTOR. E Para entendermos melhor isto, se faz necessário voltarmos ao Antigo Tesamento. Por exemplo, no Antigo Testamento existiam os sacerdotes e o Sumo sacerdote(Ex 3:1). Este último, de acordo com a escritura, seria a tipificação de Cristo como diz o escritor aos Hebreus no capítulo 9:11; enquanto que os sacerdotes tipificam os pastores e crentes em geral,  visto que hoje, da mesma forma que eles(sacerdotes), todos os salvos tem acesso direto à Deus(Hb 4:16). Então entende-se  que, quando se diz que Cristo é o único Pastor, se quer dizer que Ele é o único SUMO PASTOR, pois somente Ele governa a igreja(pastores e crentes no geral), tal como o sumo sacerdote que era o principal dos sacerdotes de Israel.

No entanto, entendemos que este único SUMO PASTOR, quis por sua vontade, preparar líderes e pastores que, debaixo de sua autoridade,   apascentariam o seu rebanho. Tal instituição fora predita pelo Espírito Santo através de Jeremias quando disse "dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência(Jr 3:15). E não somente predita, mas confirmada no Novo Testamento quando Cristo chama Pedro para apascentar as ovelhas.

"E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: APASCENTA AS MINHAS OVELHAS.(Jo 21:15)".

O Apóstolo Paulo demostra que Deus confirmou tal predição quando, em suas cartas, deixa claro a  instituição de líderes que, sob à  autoridade de Cristo, serviriam a igreja.

"Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens. 1 Coríntios 4:9

"E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 1 Coríntios 12:28

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Efésios 4:11

Então, se considerarmos a inerrância das escrituras, não haverá a mínima possibilidade de rejeitar o claro ensino bíblico de que Deus pôs na igreja líderes para servi-la. Em outras palavras, a única forma para continuar rejeitando este claro ensino é relativizando as escrituras e em particular os versículos que comprovam o que estamos defendendo. Só que tal ação  não faz sentido nenhum, afinal, se tais textos - que demostram claramente o ensino de que o Senhor preparou líderes para a sua igreja - foram alterados, como esses falsos crentes podem garantir que os versículos que APARENTEMENTE apoiam a tese deles "também não foram adulterados"? Ademais, quem são esses tais crentes para dizer qual passagem da escritura  é autêntica ou não?

É então de se notar que, tais cristãos que ousarem relativizar passagens que comprovam que o Senhor pôs líderes na igreja, não poderão garantir que as passagens APARENTEMENTE ao seu favor também não foram adulteradas. Como você ainda pode citar textos da bíblia sendo que, para você, tal livro se encontra adulterado? O que garante a você, crente relativista, que os textos que você "gosta" também não foram adulterados? A verdade é que tais liberais só creem naquilo que querem crer,  e não no evangelho em sua plenitude. Assim sendo, só faz sentido utilizar da escritura quando se crê que a mesma é autêntica ou fidedigna. Pois, se a mesma foi adulterada, isto implica dizer que a verdade se perdeu , o que também implica dizer que as portas do inferno prevaleceram contra a igreja. Logo, o que garante que a igreja  ensina um autêntico e verdadeiro evangelho, sendo que este foi adulterado? Em outras palavras, podemos dizer que a igreja está baseada em algo incerto e adulterado?

Porém, como cristãos bíblicos, sabemos que as portas do inferno jamais prevalecerão contra a igreja, pois a mesma se encontra fundamentada na Verdade da Palavra, que fora preservada pelo Espírito Santo(2 Tm 3:16,17).

2. Texto :  "Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo(Mt 23:10)."

O argumento baseado neste texto é: " Ora, aqui o texto claramente diz que somente Cristo é o nosso mestre. Logo, ele não pode ter constituído mestres para a igreja".

Resposta:  Levando em conta o contexto da passagem em análise, entendemos que Cristo está alertando os seus discípulos a não serem como os fariseus, que AMAVAM  os títulos de "pais" e "mestres" . O Senhor está  condenando a falta de humildade deles, e alerta os discípulos dizendo que não deveriam almejarem ser maiores que os outros(vers.11). Em outras palavras, o Senhor está condenando  o desejo dos Fariseus de terem para si as  prerrogativas que somente pertencem à Deus. Somente Cristo é o "mestre dos mestres", esta prerrogativa não é de mais ninguém. Somente Cristo é o Senhor dos senhores, esta prerrogativa não pertence a mais ninguém. Então, quando Cristo diz "Nem vos chameis mestres, porque um só é vosso mestre, que é Cristo" o mesmo quer dizer que somente Ele pode ser GLORIFICADO como mestre. Mesmo que haja homens que sejam "mestres" em determinadas áreas do conhecimento, somente Cristo pode ser EXALTADO e RECONHECIDO por ter capacitado tais homens. A prerrogativa da glorificação pertence unicamente a Deus e não a homens; é neste sentido que somente Ele é mestre. Dito isto, entendemos que a preocupação de Cristo é unicamente eliminar a soberba dos cristãos em querer ser melhores e superiores do que os outros.

Entretanto, isto não quer dizer que ele não tenha estabelecido líderes e ensinadores para a sua igreja(Jo 21:15, At 13,1 ,20:17, Ef 4:11, Fl 1:1). Como também,   não é porque Deus escolheu alguém para liderar a igreja, que esta função torna tal pessoa superior aos demais crentes. O real modelo de líder no Novo Testamento é o de servidor, ajudador, edificador, cooperador, etc( Rm 15:25,26, 16:1; Ef 4:12). Negar então a necessidade de ensinadores para a igreja é no mínimo um sinal de ignorância bíblica. Tal necessidade é ratificada quando levamos em conta o fato de que a igreja precisa de ensino e conhecimento para não ser destruída(Os 4:6). É um fato que o conhecimento bíblico vem através do ensino da palavra de Deus. E para isto, Deus tem preparado homens sinceros para que tapem a boca dos falsos mestres(Tt 1:11).

Diante de tais esclarecimentos, podemos concluir dizendo que Deus tem dado a sua igreja homens para liderá-la, e  não reconhecer isto é desconsiderar e relativizar a escritura. Sendo assim, defendo ser bíblica a necessidade  indispensável de tais ministérios, na edificação e no crescimento espiritual da igreja. 

Soli Deo Gloria

Álvaro Rodrigues




Nenhum comentário:

Postar um comentário