domingo, 7 de outubro de 2012

Julgar ou não julgar ?

Infelizmente a falta do conhecimento e da coragem de se estudar a bíblia tem levado muitos cristãos a formarem opiniões precipitadas  interpretando as escrituras  de forma equivocada. Muitos Crentes(até mesmo os sinceros) tem dado uma interpretação errada ao texto bíblico que se encontra em Mateus no capítulo 7, esses crentes por falta de cuidado afirmam que nunca devemos julgar os cristãos mesmo que estes não estejam andando de acordo com a palavra de Deus.

A bíblia em Mateus no capítulo 7:1 nos diz: _"Não julgueis para que não sejais julgados", porém  a mesma bíblia nos diz em João 7:24  "Não Julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça". Parece até uma contradição, mas não é. Devemos sempre nos lembrar que o Julgamento condenado por Cristo registrado em Mateus 7 é o julgamento calunioso(sem provas ou injustamente). Mas, o julgamento conforme a reta justiça, ou seja, no sentido de combater o erro,provar e examinar, é apoiado pelas Escrituras conforme veremos nos versículos abaixos :

   "  Falo como a entendidos, JULGAI vós mesmos o que eu digo" (1 Coríntios 10:15)

   " Não sabeis vós que havemos de JULGAR os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida? (1 Coríntios 6:3)

  " Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão,aos quais convém TAPAR A BOCA; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância. ( Tito 1:10,11)

"Não Julgueis segundo a aparência, mais JULGAI segundo a reta justiça (João 7:24)


Existem outros versículos que fortalecem essas verdades; mas estes já expõem de forma claro que estamos buscando prova. Então fica mais do que claro que o Julgamento condenado pelas escrituras é o julgamento calunioso. Espero que tenha ajudado as pessoas que porventura irão ler este simples artigo para que abandonem  esses conceitos errados que trazem prejuízos a obra de Deus. Que estas pessoas passem a estudar a bíblia de forma Sistemática, texto a texto, para que cheguem a  conclusão do que o Espírito Santo nos quer revelar através das Santas Escrituras. E lembre-se, continue  julgando de forma justa os falsos profetas, os falsos crentes, os falsos líderes pois essa é a vontade de Deus revelada a nós através das Escrituras(1 João 4 :1)

Que Deus nos abençoe!

Álvaro Rodrigues

Um comentário:

  1. Muito bem, Ir. Álvaro.

    A Bíblia põe sobre nós a responsabilidade de "julgai T-U-D-O e retende o bem".

    "Se algum irmão andar desordenadamente... não vos associeis com ele". "Se alguém se diz irmão e pratica iniquidade... com o tal nem sequer comais". "Se alguém vem vos visitar e traz outra doutrina... nem o recebais, nem lhe deis as boas vindas para que não vos torneis
    participantes em suas más obras." É isso que a Bíblia ensina aos filhos de Deus.

    Agora... devemos fazer esse julgamento procurando sentir que estamos nos conservando debaixo do Sangue do Cordeiro, de Seu Amor e fundamentados naquilo que nosso entendimento alcança na Santa Escritura. Não com o objetivo de contender, de separar, de menosprezar, de acusar, de condenar, nem de ferir o irmão. Meu objetivo ao julgar deve ser "guardai-vos de toda a aparência do mal" pois "cada um dará contas de si mesmo a Deus".

    Falo de minha experiência como ovelha. Aqueles que tem recebido do Senhor responsabilidade sobre outros, podem (e precisam) buscar a sabedoria e a autoridade da parte de Deus, necessárias para servir a Deus também neste assunto.

    (Quando é o Espírito de Deus que faz a obra, o julgamento necessário ocorre como amor e autoridade de Deus, para ajudar, conservar e edificar a ovelha. Alguma vez, pode ser para livrar o rebanho de lobos. Mas se é pelo Espírito de Deus, não será com ressentimento nem para aplicar vingança humana).

    ResponderExcluir