sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Razões pelas quais a Igreja não Precisa guardar o sábado

                           

Existem várias Razões bíblicas que sustentam a verdade de que a  igreja não precisa guardar o sábado . Vejamos abaixo 9 razões :

  
1. RAZÃO - O SÁBADO(COMO TODA A ANTIGA ALIANÇA) FOI ORDENADO AO POVO ISRAELITA :

    "Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica. Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá. Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se. " (Êxodo 31:12-17)
  
 2 . RAZÃO - ESTAMOS SOB UM NOVO CONCERTO :  

" Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas. Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda. Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança, Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor. Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo; E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior. Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar. (Hebreus 8:6-13)

 " Em nenhum lugar do Novo Testamento encontramos qualquer texto que ensine que o cristão deve guardar o Sábado como mandamento e que, uma vez quebrado, traga condenação da parte do Senhor "


3. RAZÃO - A LEI (INCLUINDO O SÁBADO) E OS PROFETAS DURARAM ATÉ JOÃO BATISTA :

" A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. " (Lucas 16:16)

" Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João . " (Mateus 11:13)

"Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. " (João 1:17)

 
4 . RAZÃO - O SÁBADO FAZ PARTE DA LEI, E ESTA FOI ABOLIDA POR CRISTO :

" Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz "(Efésios 2:14-15)

" Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. " (Colossenses 2:14)

" Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade "(Hebreus 7:18)

" Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar". (Hebreus 8:13)

" Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para  estabelecer o segundo. " (Hebreus 10:9)

5 . RAZÃO - O PRÓPRIO CRISTO VIOLOU O SÁBADO:

" Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio pai, fazendo-se igual a Deus. " (João 5:16-18)


6 . RAZÃO - NENHUM  APÓSTOLO  RECOMENDOU OU ORDENOU A GUARDA DO SÁBADO :

" Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra    vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e  meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco. "(Gálatas 4:9-11)

" Portanto, ninguém vos julgue ninguém vos julgue pelo comer , beber , ou por causa dos dias de festa , ou da lua nova , ou sábados, que são sombra das coisas futuras , mas o corpo é de Cristo " ( Colossenses 2:16,17)


" Um faz diferença entre dia e dias,  mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo " (Romanos 14 : 5)

7 . RAZÃO - ESTAMOS DEBAIXO DA GRAÇA , E NÃO DEBAIXO DA LEI :

" Porque o pecado não terá domínio sobre vós , pois não estais debaixo da lei , mas debaixo da graça " ( Romanos 6 :14 )

" Porque o fim da lei é Cristo (...) " (Romanos 10 :4)


8 . RAZÃO - A LEI NÃO JUSTIFICA O PECADOR :

" Separado estais estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei ; da graça tendes caído . " ( Gálatas 5:4 )



9 . RAZÃO - JESUS CUMPRIU A LEI EM NOSSO LUGAR :

" Não pensais que vim revogar a Lei ou os profetas : não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo : Até que o céu e a terra passem, nem um  i  ou um  til  jamais passará da lei, até que tudo se cumpra " (Mateus 5 :17,18)


 Alguns defensores da Doutrina Sabática(Adventistas do Sétimo dia) argumentam que a lei abolida foi a Lei mosaica e não o decálogo( eles dividem a lei em duas). Ora, esse argumento não é consistente, visto que a Lei mosaica e o decálogo é a mesma lei. O decálogo(Os Dez Mandamentos) é o resumo de toda lei, e não uma Lei à parte da lei mosaica (Neemias 8: 1-8).



Que Deus nos abençoe!

Álvaro Rodrigues

Um comentário:

  1. Ir. Álvaro- que boa palavra! Muito me alimentei e me alegrei, lendo e refletindo sobre o que o senhor nos trouxe, da parte do Espírito Santo, sobre a idéia humana de "guardar o sábado".

    Refletindo sobre suas palavras, corroboro-as com três observações abaixo:

    1ª) "Assim, meus irmãos, também vós ESTAIS MORTOS PARA A LEI pelo Corpo de Cristo..." (Rm 7.4)

    Ou seja: Se alguém está EM CRISTO, necessariamente estará (independentemente de saber ou não saber que esteja) MORTO PARA A LEI. (Não há como alguém estar EM CRISTO sem, inevitavelmente, estar MORTO PARA A LEI. Assim como não há possibilidade de alguém estar MORTO PARA A LEI sem primeiramente estar EM CRISTO.)

    E, obviamente, estando no Corpo de Cristo, não tem necessidade nem obrigação de pecar contra essa mesma Lei para a qual "morreu" (no sentido de que perdeu a condição de jurisdicionado) quando recebeu a Cristo. Pelo contrário: as inclinações da Lei do Espírito de Vida operante no salvo jamais o levarão a violar a Lei Divina. (Quando um salvo viola algum ponto da Lei é porque, primeiro, ele deixou de lado a operação da Lei do Espírito de Vida e cedeu à carne).

    2ª) "Porque qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um {só ponto} tornou-se culpado de todos" (Tg 2.10)

    Ou seja: Esta ("CULPADO DE TODOS") é a situação inevitável de qualquer ser humano que usa (às vezes, honestamente; às vezes, hipocritamente) a Lei, na tentativa de vir a se justificar diante de Deus e/ou agradá-Lo.

    Se age com falsidade, cairá no engano de que é possível a justificação "pelas obras". Se age com honestidade, clamará a Deus: "Miserável homem que sou; QUEM me livrará do corpo desta morte?", e buscará, com fome e sede de justiça, o único JUSTIFICADOR de que o ser humano dispõe: o Senhor Jesus.

    3ª)É verdade que o ser humano precisa da Lei e não pode prescindir dela- nem mesmo após se tornar nova criatura em Cristo. Mas depende da Lei como um "aio para nos conduzir a Cristo" (Gl 3.24) e nos conservar em comunhão com Ele- "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada". Depende da Lei como espelho, como lâmpada, como luz, como prumo, como nível, como alimento, como água, como remédio, etc, etc, etc, mas não como "DIETA MORAL PARA SALVAÇÃO".

    Diz a Santa Escritura: "Sabemos, porém, que a lei é boa... SE ALGUÉM DELA USA LEGITIMAMENTE" (ITm 1.8)

    P.S.: Alguns salvos (e alguns hereges) entendem, com falta de esclarecimento do Espírito Santo sobre a Escritura, que seja necessário "guardar" o dia A ou B da semana; outros, que as mulheres são obrigadas a usar véu; outros, que é necessario vestir roupa branca; outros, acreditam noutras "meninices"; mas tudo isto é usar (uns por falta de sabedoria, outros por desobediência deliberada contra Deus) "ilegitimamente" a Lei e o Evangelho.

    Que o Senhor o abençoe, o recompense - juntamente com todos os seus - e que continue na dispensão do Espírito Santo para nos trazer "coisas do Céu", para edificação do Corpo de Cristo e glória de Deus.



    ResponderExcluir