quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O dogma da Imaculada Conceição à luz da bíblia



Existe um ensino na igreja católica romana conhecido como dogma da" Imaculada Conceição ". O dogma diz que Maria, mãe de Jesus, foi concebida sem a mancha do pecado original. Os defensores desse dogma afirmam que era necessário que ela nascesse sem pecado para poder gerar seu filho.  Mas, quanto a este ensino, o que a bíblia nos revela? Ela nos revela alguma coisa?  Sim, a bíblia tem algo a nos dizer sobre isto.  Logo, se faz necessário analisar esse dogma a luz das escrituras.

A bíblia nos afirma que Maria foi bendita entre as mulheres(Lucas 1:28), pois foi escolhida para ser a mãe do salvador do mundo. Porém isso não indica que ela tenha sido imune da mancha do pecado original, pois a bíblia nos afirma : " Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram " ( Romanos 5:12). Paulo nos afirma, nesse versículo, que todos os que nasceram de pais naturais , desde Adão, pecaram em Adão.



A própria Maria confirma que era pecadora e que necessitava de um salvador, quando diz : " A minha alma engradece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador " (Lucas 1 :46,47) .  Ora, somente pecadores necessitam de um salvador. Ademais, não há nenhuma referência que sustente Maria como livre da mancha do pecado original; muito pelo contrário, a bíblia nos afirma que : " Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus " ( Romanos 3:23) .


O único homem que foi livre da mancha do pecado se chama Jesus Cristo. Para este sim existe exceção, pois a bíblia nos confirma isso em várias passagens( Heb 4:15, 2 Co 5:21,1 Pe 3:18, 1 Jo 3:3) . Não era necessário Maria nascer sem pecado para poder gerar Jesus, como afirmam os católicos. Cristo veio ao mundo por obra e graça do Espírito Santo (Lucas 1:35), e não como resultado de uma conjunção carnal, como todos nós vinhemos, sendo assim ele não foi formado em pecado .

Respeitemos Maria, pois ela é, e continuará sendo exemplo para todos nós, mais não aceitemos este dogma, visto ser ele insustentável, quando é submetido a verdade da palavra de Deus .

Soli Deo Gloria


Álvaro Rodrigues







2 comentários: