segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A incoerência da graça preveniente e da regeneração parcial no arminianismo


Desonestidade intelectual existe em todo o lugar. E não é diferente no meio calvinista e arminiano. O ensino bíblico que enfatiza a verdade de que depois da queda os homens depravaram-se totalmente e que sem a graça de Deus jamais serão salvos, é crido por arminianos e calvinistas. É isso mesmo. Arminianos clássicos não negam a depravação total. Infelizmente muitos calvinistas(não todos graças a Deus) tem deturpado a verdade dos fatos para satisfazerem seus próprios interesses. Muitos calvinistas negam que os arminianos, coerentemente, ensinam a depravação total. Já entre muitos arminianos, pode-se encontrar desonestidades tais como "calvinista não evangeliza, não ora, a doutrina da perseverança dos santos desconsidera a vigilância e a santificação, etc".

Pois é, mas como calvinista, buscarei ser honesto. Minha busca sempre foi e sempre será pela verdade. Se hoje abraço a soteriologia calvinista, não fiz isto por achar essa cosmovisão bonitinha ou por admirar os reformadores; mas sim pela convicção de que esta cosmovisão é bíblica.

Resolvi escrever este artigo na intenção de demostrar as incoerências do arminianismo sem precisar ser um cristão desonesto. E se é possível demostrar tais incoerências, não deixaremos passá-las. Então vamos lá.

Armínio em seus escritos diz :

 "Mas em seu estado caído e pecaminoso, o homem não é capaz, de e por si mesmo, pensar, desejar, ou fazer aquilo que é realmente bom; mas é necessário que ele seja regenerado e renovado em seu intelecto, afeições ou vontade, e em todos os seus poderes, por Deus em Cristo através do Espírito Santo, para que ele possa ser capacitado corretamente a entender, avaliar, considerar, desejar, e executar o que quer que seja verdadeiramente bom. Quando ele é feito participante desta regeneração ou renovação, eu considero que, visto que ele está liberto do pecado, ele é capaz de pensar, desejar e fazer aquilo que é bom, todavia não sem a ajuda contínua da Graça Divina."(Obras de James Armínios Vol: 1) "

Aqui está claro que, para Armínio, o homem natural se encontra em estado de total inabilidade no que diz respeito a salvação, e que à parte da graça de Deus, este homem jamais se salvará. Considerando então esta realidade, Armínio pregava a existência de uma graça estendida a todos os homens sem exceção, a conhecida  graça preveniente. A palavra "preveniente" significa dizer que esta graça vem antes de qualquer ação do homem.


Essa graça, segundo Armínio, regenera. E tal regeneração traz aos homens o livre-arbítrio e a visão espiritual, fazendo com que eles entendam a mensagem do evangelho. Porém, esta regeneração é parcial, visto que simplesmente condiciona os homens a salvação. Está nas mãos dos homens a decisão de serem salvos  ou não. Esta regeneração deixa os homens neutros, com possibilidades reais de permanecerem com o coração endurecido.  Daí conclui-se que a regeneração não é total, mas parcial.

Vale lembrar que esta  regeneração parcial, na visão de Armínio, ocorre antes do ato da fé. E que só depois de crer o homem é totalmente regenerado.

O primeiro erro de Armínio é pregar uma graça que é estendida a todos. O ensino da graça preveniente leva inevitavelmente a conclusão de que não existem mais os cegos espirituais e que agora todos entendem o evangelho, pois todos foram alvos desta graça. Ora, se todos os que escutam o evangelho entendem este evangelho, onde estão os que acham loucura esta pregação? Se o Espírito Santo tem convencido a todos(como prega o arminianismo) como uma pessoa que foi convencida de que o evangelho é a verdade, ainda assim continua crendo ser este evangelho uma loucura? Que tipo de convencimento é este?

A escritura em 1 Co 1: 18-31 refuta o conceito de graça preveniente no arminianismo, pois claramente atesta a verdade de que mesmo escutando o evangelho muito dos judeus e gregos não entendiam, e definiam o evangelho como algo sem sentido. Somente os que foram "chamados eficazmente" entre os judeus e gentios é que compreenderam o evangelho( vers: 24). Afirmamos que foram "eficazmente chamados" pois lendo 1 Co 1:24 fica claro que há uma distinção de chamados. Através do evangelho todos foram chamados, mas o texto diz que só os que foram chamados "dentre os judeus e gentios entenderam", pois só para estes o evangelho é o " poder e sabedoria de Deus". Logo, conclui-se que há aqui dois tipos de chamados. O externo( através do evangelho), e o interno(chamado eficaz do Espírito Santo). Os que entenderam foram alvos deste último chamado. Deste raciocínio conclui-se que nem todos entendem o evangelho. Logo, o conceito de graça preveniente no arminianismo é ilógico.

Em Rm 8:30 vemos novamente a distinção de chamados. O texto diz que " E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou". Aqui está claro que o chamado é interno ou eficaz, pois o texto diz que "aos que chamou a estes justificou e glorificou".  Paulo aqui não trata do chamado externo que é feito a todos através da pregação. Pois, nem todos que são chamados através da pregação serão justificados e glorificados.

O segundo erro de Armínio é ensinar uma espécie de regeneração parcial. Não existe esta regeneração na bíblia. Muito pelo contrário, a bíblia ensina claramente que os que foram regenerados recebem um novo coração, andam nos caminhos de Deus( Ez 36:26,27), não podem pecar deliberadamente(1 Jo 3:9), creem em Cristo(1 Jo 5:1) e vencem o mundo(1 Jo 5:4). Logo, não existe regeneração parcial, mas sim total. Alguns dirão que Armínio não pregou nenhum tipo de regeneração parcial. Ora, se não é regeneração parcial o que faz então estes homens,alvos dessa regeneração, rejeitar o evangelho? A incredulidade? A rebeldia? Se há qualquer tipo de pecado que os façam negar o evangelho então não há regeneração total. Pois, como já demostrado, a escritura ensina que os que são nascido de Deus obedecem a Deus(1 Jo 3:9, 5:4). Conclui-se então que os que de fato são regenerados não ficam em estado de neutralidade, mas são totalmente regenerados e jamais poderão deliberadamente rejeitar a Cristo.

O terceiro erro de Armínio e dos arminianos é colocar o homem como causa final de sua eleição. No arminianismo, quem elege o homem para a salvação é "Cristo e o próprio homem", quando este  diz "sim" ao evangelho. Caso diga não jamais será eleito. No calvinismo, somente Cristo elege, e por consequência, somente ele é quem fica com a glória da salvação. No arminianismo Cristo só salva se o homem quiser, caso o homem não queira, Cristo jamais salvará. No calvinismo, Cristo é de fato o salvador pois ao envés de tornar possível a salvação, ele a torna certa.

Soli Deo Gloria

Álvaro Rodrigues


13 comentários:

  1. Caro Álvaro.

    Como você mesmo disse estar buscando ser honesto na sua representação do arminianismo, gostaria de apontar alguns pontos em que você se equivocou.

    1) A extensão da graça preveniente: você confundiu o entendimento de Wesley com relação ao entendimento de Armínio quanto a extensão da graça preveniente. Para Armínio a graça preveniente é apenas ativada na pregação do Evangelho, portanto, nem todas as pessoas se beneficiarão da graça preveniente, pois algumas jamais ouviram o Evangelho e por não ouvirem o Evangelho. Contudo, para Wesley existe uma medida de graça preveniente disponível para todo o homem que vem ao mundo (Jo 1.9). Wesley conectou a graça preveniente a doutrina da provisão de Deus. Assim sendo nenhum ser humano escaparia de certa medida de graça de Deus, porém esta graça não é suficiente para levar o homem a crer e ser salvo a parte da pregação da palavra de Deus. O meio reformado admite uma "graça comum" dispensada universalmente, mas que não tem objetivo salvífico em si.

    Deste modo, nem Armínio ou Wesley pregavam uma graça salvífica dispensada universalmente a parte do anuncio do Evangelho e que inevitavelmente levaria os homens a ser justificados sem terem fé em Cristo. Doutrina similar a arminiana é encontrada entre os calvinistas preparacionistas, dentre eles muitos puritanos lidos pelos irmãos reformados.

    2) Armínio e a questão de um regeneração parcial: sobre este ponto creio que não poderei acrescentar nada além do que o irmão Samuel escreveu em seu artigo onde este mito cai por terra e demonstra que o calvinismo se afastou da visão de Calvino sobre regeneração e fé. Portanto, leia este link: http://deusamouomundo.com/arminius/jaco-arminio-regeneracao-e-fe/

    3) A graça preveniente e a pecaminosidade: como falado anteriormente a graça preveniente não está disposta para todos os homens, no pensamento de Armínio, pois ela está conectada a pregação da Palavra e até mesmo calvinistas admitem um noção universal da graça (i.e graça comum). Porém em nenhum momento Armínio afirma que o ser humano deixou de ser pecador sob a influência da graça preveniente, ela apenas capacita o homem a não resistir a sua ação salvadora, coisa que sem ela jamais seria possível porque o homem sem a graça apenas resiste. Tanto que o primeiro a usar o termo graça preveniente foi Agostinho para refutar Pelágio (http://mackenzie.br/fileadmin/Mantenedora/CPAJ/Fides_Reformata/17/17_1artigo2.pdf)

    ResponderExcluir
  2. 4) Eleição no arminianismo: ao contrário do que você afirmou a eleição para Armínio é cristocêntrica e não antropocêntriaca, pois ela acontece em Cristo e não fora dele.

    I. O primeiro decreto absoluto de Deus sobre a salvação do pecador é aquele pelo qual decretou que nomeava seu Filho Jesus Cristo mediador, redentor, salvador, sacerdote e rei [...]
    II. O segundo decreto exato e absoluto de Deus é aquele pelo qual decretou que receberia em favor aqueles que se arrependessem e cressem e que, em Cristo [...] se cumpriria a salvação dos penitentes e crentes que perseverassem até o fim; mas que deixaria em pecado e sob a ira todos os impenitentes e incrédulos e os condenaria pela alienação a Cristo.
    III. O terceiro decreto divino é aquele pelo qual Deus decretou que administraria de modo suficiente e eficaz os meios que eram necessários ao arrependimento e à fé [...].
    IV. Depois desses, segue-se o quarto decreto pelo qual Deus decretou a salvação ou a perdição das pessoas. Esse decreto se fundamenta na presciência de Deus, pela qual desde a eternidade ele sempre soube quais os indivíduos que, pela graça [preveniente], creriam e, pela graça subsequente, perseverariam

    Fonte: http://www.arminianismo.com/index.php/categorias/diversos/artigos/44-roger-e-olson/1331-roger-e-olson-os-arminianos-tentam-reformar-a-teologia-reformada

    Em momento algum o homem é a causa final da sua salvação, e como disse Agostinho o doutor da graça: "Deus te criou sem ti, mas não quer salvar-te sem ti". Isto é, ninguém entrará pelos portões celestiais sem amar a Deus e o seu Evangelho.O ato salvífico não é um ato destruir do já destruído homem, mas uma verdadeira recriação das suas vontades, sentimentos e ações - neste aspecto a única diferença entre arminianos e calvinistas é a resistibilidade da recriação.

    Na Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Personaret,

      Paz seja contigo!

      1- Com relação a graça preveniente, quando disse que ela, segundo o arminianismo, é estendida a “todos os homens sem exceção”especifiquei que esse “todos os homens” são todos os que escutam o evangelho ,quando disse :

      “Essa graça, segundo Armínio, regenera. E tal regeneração traz aos homens o livre-arbítrio e a visão espiritual, fazendo com que ELES ENTENDA M A MENSAGEM DO EVANGELHO”.

      “O ensino da graça preveniente leva inevitavelmente a conclusão de que não existem mais os cegos espirituais e que agora TODOS ENTENDEM O EVANGELHO, pois todos foram alvos desta graça. Ora, SE TODOS OS QUE ESCUTAM O EVANGELHO entendem este evangelho, onde estão os que acham loucura esta pregação?”

      E especifiquei mais ainda quando utilizei 1 Co 1:18-31 para mostrar a incoerência arminiana em pregar uma graça preveniente estendida a todos os que são alcançados pelo evangelho. Visto que nessa passagem bíblica muitos dos que escutaram o evangelho permaneceram cegos, ignorantes quanto a verdade do evangelho, pois definiam o evangelho como algo ilógico(loucura); e que somente os “chamados entre os judeus e gentios” entenderam o evangelho.

      2- Regeneração parcial: Lendo o artigo recomendado por você, concordo quando o autor diz que em séculos passados para os teólogos a regeneração não apenas tinha a definição de “novo nascimento”. Porém esta mesma afirmação pode ser utilizada para algumas citações onde Calvino dá a entender que a fé precede a regeneração. Por exemplo, Calvino pode ter se referido não a regeneração como “novo nascimento ou vivificação ; mas a um regeneração no sentido de santificação e boas obras que é comum a quem já tem fé.

      O autor também utiliza a expressão “obras prévias ou preparatórias para a fé” ao envés de “regeneração parcial”. Mas não há como fugir da realidade de que Armínio cria que antes da fé algum tipo de transformação ou mudança parcial deveria ocorrer. Por que digo isto? Simples, para Armínio o homem natural é inimigo de Deus, e ele defende uma mudança deste estado natural quando diz que é necessário “uma renovação e regeneração”. Aqui ele admite uma transformação de um estado para outro . Ou seja a mudança de uma estado de inabilidade total para um estado de neutralidade. Mas também é aqui que vejo esta visão de transformação como uma que é parcial, pois se eu digo que há a possibilidade de rejeição, logo há algo no coração do homem que ainda não foi transformado em definitivo.

      Mas se Armínio não pregou a tal regeneração parcial como podemos definir os termos usados por ele tais como “entender, avaliar, considerar, desejar, e executar o que quer que seja verdadeiramente bom?” Estas capacidades são características de pessoas que já foram regeneradas(Ez 36:26,27, 1 Jo 5:4, 1 Jo 5:1). Onde há na bíblia alguma referência que sustente a ideia de que o homem tenha tido parcialmente o coração transformado antes de crer?

      E outra coisa , se a graça é estendida a todos que escutam o evangelho isto quer dizer que todos foram mudados de seu estado natural, e isto inevitavelmente nos leva a ideia de que todos entendem o evangelho. Logo, não mais existem os ignorantes espirituais no que diz respeito a este evangelho; afinal, todos tem a consciência da verdade do evangelho, pois foram iluminados e parcialmente transformados. E como mostrei no artigo, 1 Co 1:18-31 refuta tal pensamento; pois claramente ensina que muitos não entendiam o evangelho.




      Excluir
  3. 4- Você ainda disse : “Porém em nenhum momento Armínio afirma que o ser humano deixou de ser pecador sob a influência da graça preveniente, ela apenas capacita o homem a não resistir a sua ação salvadora, coisa que sem ela jamais seria possível porque o homem sem a graça apenas resiste.”

    E muito menos eu afirmei isso. O que afirmei ,e afirmo quantas vezes for preciso, é que a graça preveniente no arminianismo , ilumina e transforma o coração do homem , no sentido de mudar este coração, que é depravado totalmente, por um coração melhorado, mas não completamente mudado; visto que ainda pode haver algo que faça com que esses homens neguem o evangelho.

    5- Eleição: Não afirmei que a eleição no arminianismo era fora de Cristo. Afirmei que sem o “sim” do homem jamais haverá eleição em Cristo . Como também que Cristo só salva se o homem permitir . A eleição no arminianismo é baseada na presciência, isto eu sei. Deus na eternidade viu os que teriam fé e escolheu estes. Mas e daí? A eleição continua sendo de Deus e do homem. De Deus que escolheu por presciência, e do homem que já tinha a fé que Deus previu.

    Em Cristo,

    Álvaro

    ResponderExcluir
  4. “Essa graça, segundo Armínio, regenera. E tal regeneração traz aos homens o livre-arbítrio e a visão espiritual, fazendo com que ELES ENTENDA M A MENSAGEM DO EVANGELHO”.

    Uma confusão entre o intrínseco e o extrínseco. A graça preveniente não necessariamente modifica o homem, mas o coloca numa posição na qual ele pode escolher entre a vida e o bem, a morte e o mal.

    É como ligar uma lanterna num quarto escuro. A luz da lanterna não modificou nenhuma propriedade físico-química do quarto, apenas tornou visível o que não era visível.

    Aliás, 1Co 1:18-31 não serve para articular a sua posição. Nada aqui diz que o entendimento estava reservado a um grupo - pelo contrário, a própria universalidade da mensagem aponta para o contrário. E a permanência no estado de teimosia (e não 'mera ignorância passiva') não implica que a mesma era inevitável.

    Mas não há como fugir da realidade de que Armínio cria que antes da fé algum tipo de transformação ou mudança parcial deveria ocorrer.

    Isso nunca teria sido um problema para ninguém da época de Calvino, muito menos para um dos que o recomendava, o próprio Arminius. O preparacionismo diz exatamente isso.

    Aliás, mesmo você terá que concordar que sempre há algo que não é totalmente transformado. Afinal, ainda pecamos e cedemos às tentações.

    E como mostrei no artigo, 1 Co 1:18-31 refuta tal pensamento; pois claramente ensina que muitos não entendiam o evangelho

    O texto não diz o que você quer que ele diga. O texto apenas diz que eles avaliaram aquela palavra como sendo loucura, e não que eles não tinham como entender aquilo.

    Eu, por exemplo, posso não entender bem como funcionam os prótons, nêutrons e os elétrons, mas nem por isso os acho ideia de uma pessoa lunática.

    Ao mesmo tempo, você mesmo alega ter entendido as ideias de Arminius, e crê que elas são incoerentes, "uma loucura".

    Como também que Cristo só salva se o homem permitir .

    Então Cristo salva as pessoas à parte de elas responderem positivamente ao Evangelho? Colin Maxwell diz exatamente o contrário disso.

    A eleição continua sendo de Deus e do homem. De Deus que escolheu por presciência, e do homem que já tinha a fé que Deus previu.

    Falso. A eleição é divina. Deus decide quem entra e quem fica de fora. O homem não decide ficar de dentro ou de fora - ele no máximo decide obedecer ou desobedecer, e por tabela acaba dentro ou fora.

    E isso é válido tanto no seu calvinismo quanto no arminianismo de Arminius.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Carpinteiro do Universo

      vc diz : "Uma confusão entre o intrínseco e o extrínseco. A graça preveniente não necessariamente modifica o homem, mas o coloca numa posição na qual ele pode escolher entre a vida e o bem, a morte e o mal."

      A modificação a qual me refiro é de condição e não física. Considere o estado de inabilidade pós-queda que torna este homem incapaz de entender e aceitar as coisas de Deus e agora essa tal de regeneração parcial que vem para possibilitar uma resposta positiva da parte do homem. Isto aqui não é uma modificação de um estado para outro? De um estado de total incapacidade para um de capacidade?

      vc diz : “Aliás, 1Co 1:18-31 não serve para articular a sua posição. Nada aqui diz que o entendimento estava reservado a um grupo - pelo contrário, a própria universalidade da mensagem aponta para o contrário. E a permanência no estado de teimosia (e não 'mera ignorância passiva') não implica que a mesma era inevitável.”

      Sim, serve. E já demostrei como! O entendimento estava reservado para um grupo que foi chamado dentre os judeus e gregos. Leia o vers. 24 que demostra claramente esta distinção de chamados. O texto diz que só os que foram chamados entre os judeus e gentios entenderam que o evangelho é o poder de Deus. Ora, mas todos não foram chamados? Será que todos reconheceram o evangelho como o poder de Deus? Logo, torna-se claro que o chamado aqui não é o externo feito pela pregação.

      vc diz: “Isso nunca teria sido um problema para ninguém da época de Calvino, muito menos para um dos que o recomendava, o próprio Arminius. O preparacionismo diz exatamente isso.”

      Mesmo que não tivesse sido um problema, isto não quer dizer muita coisa. Até porque o pensamento teológico evolui, como também não há essa espécie de transformação em nenhum lugar da escritura.

      Continua..

      Excluir
    2. vc diz : “Aliás, mesmo você terá que concordar que sempre há algo que não é totalmente transformado. Afinal, ainda pecamos e cedemos às tentações.

      O que não quer dizer que somos regenerados parcialmente no sentido de que fui transformado e continuo na incredulidade deliberada. Quando falo de regeneração total em momento algum nego que continuamos pecando. Com regeneração total me refiro ao fato de que quem é nascido de Deus NÃO VIVE NA PRÁTICA DO PECADO(neste sentido a transformação é eficaz). Ao contrário de quem foi regenerado parcialmente, que pode continuar na incredulidade deliberada. O que é um problema , visto que na bíblia o homem regenerado não vive na prática deliberada do pecado. Vocês arminianos devem demostrar um só versículo que prove essa tal de transformação parcial. Enquanto não provarem, continuarei afirmando que os que vivem em desobediência deliberada nunca foram transformados de forma nenhuma.

      vc disse: “O texto não diz o que você quer que ele diga. O texto apenas diz que eles avaliaram aquela palavra como sendo loucura, e não que eles não tinham como entender aquilo. Eu, por exemplo, posso não entender bem como funcionam os prótons, nêutrons e os elétrons, mas nem por isso os acho ideia de uma pessoa lunática. Ao mesmo tempo, você mesmo alega ter entendido as ideias de Arminius, e crê que elas são incoerentes, "uma loucura".

      Errado. Eles não tinham como entender o evangelho. Isso está de acordo com Rm 3:11 que diz “não há quem entenda”. Logo, é mais provável que o termo “loucura” aqui seja de fato uma referência ao não entender ou não fazer sentido tudo aquilo que eles estavam ouvido.

      vc diz : “Então Cristo salva as pessoas à parte de elas responderem positivamente ao Evangelho? Colin Maxwell diz exatamente o contrário disso.

      Mas e quem aqui negou que deve haver uma resposta ao evangelho? A questão é como isto acontece !

      vc diz : “Falso. A eleição é divina. Deus decide quem entra e quem fica de fora. O homem não decide ficar de dentro ou de fora - ele no máximo decide obedecer ou desobedecer, e por tabela acaba dentro ou fora.”

      Não. No arminianismo Deus só faz confirmar o que o homem decidiu para si. Para a teologia arminiana, está nas mãos do homem o poder de ser eleito ou não, de ser salvo ou não.

      vc diz : “E isso é válido tanto no seu calvinismo quanto no arminianismo de Arminius.”

      Errado. Só para o calvinismo é válido o argumento de que Deus é quem decide quem é eleito e salvo.

      Excluir
  5. Interessante notar, que existe muitas polêmicas entre calvinistas e arminianos.Mas o que nos interessa mesmo é entender o que a Biblia diz acerca de quem será salvo e quem não será salvo; eis a questão.Jesus veio para todos, mas tem todos receberam.Só digo uma coisa: Arminiu e Calvino estão dormindo em cristo para o dia da ressurreição e eu acredito que os dois estão salvos pelo mesmo Deus.

    ResponderExcluir
  6. Interessante, meu caro, como seu viés espiritual é voltado a uma discussão sem fim - a qual conheço bem - entre teorias de argumentos um tanto quanto lúcidos e divergentes entre si, mas que pouco contribuem para a comunhão prática com Deus. Faz sentido e é de vital interesse que se discuta os dogmas de acordo com visões distintas. Eu mesmo já tive um blog renomado aqui em Pernambuco - que ainda está público, mas parado - que tratava muito acerca desses assuntos. Meu frenesi eram como esse seu. Muita teoria, muitos textos, muitas informações teóricas que me faziam ficar voltado ao frisson intelectual que me rodeava mentalmente. Mas com o passar do tempo, via que o muito estudar, o muito teorizar e o muito polemizar com os contra-argumentadores me fizeram esfriar na comunhão com Deus. De pouco vale gastar tanto tempo defendendo teorias que não serão concluídas com respostas individuais de quem ainda está começando na vida, se eu mal conheço as virtudes de um Pai deseja ser conhecido não mediante ditames de A ou B. E olhe que - como o seu caso - tenho uma linhagem pastoral e eclesiástica na minha família e vivo nesse meio evangélico, tal qual sua pessoa, desde as minhas primeiras sílabas. Mas que o Senhor te abençoe e te esclareça na luz das Escrituras a cada dia. Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz! Anônimo, da próxima, peço que se identifique caso queira ter seus comentários publicados. Outra coisa, o assunto discutido no texto é de extrema importância, pois não apenas trata-se de teorias e mais teorias. O que está em foco é a defesa da soberania absoluta de Deus na salvação, e isto para mim é uma doutrina claramente ratificada pela escritura. De forma que é importantíssimo escrever sobre o tema.

      A igreja está do jeito que está, por conta de discursos como esse. A igreja não se preocupa mais em conhecer Deus, estudá-lo etc. Vivem de revelamentos e mais revelamentos. E outra coisa, eu não objetivo dividir igreja nenhuma quando escrevo isto, eu sempre escrevo chamando os meus discordantes de IRMÃOS( se é que você prestou bem a atenção). Discussão teológica sempre existiu na história da igreja, e sempre existirá. E graças á Deus por isto! O risco de sermos enganados é menor quando meditamos nisso que você chama de "teorias".

      Já vivo cansado de falas como a sua, meu irmão. Se o irmão esfriou pelo fato de estudar, a falha é exclusivamente sua! Simples assim!

      Fique em paz!

      Excluir
  7. a paz do senhor nos devemos sim debater a respeito de nossa fe e nao sobre questoes locas como o apostulo paulo fala em uma de suas carta alvaro eu vi seus comentaris hoje e gostei muito afinal e arespeito da nossa fe em cristo jesus eu sou sandro rodriques de olinda assembleia 7 ro a paz do senho jesus

    ResponderExcluir
  8. Perguntar não ofende.Regeneração precede a fé?

    ResponderExcluir
  9. A regeneração é a operação e transformação efetuada pelo Espírito Santo no coração do incrédulo, que é um coração por natureza endurecido e cego no que refere-se às coisas de Deus(Ef 2, Rm 3:11). Por conta deste endurecimento natural, essa regeneração deve preceder a fé,do contrário o homem jamais creria. É bem verdade que a regeneração precede por um curto espaço de tempo à fé. Visto ser impossível uma pessoa que foi regenerada, continuar na incredulidade.

    Para uma melhor compreensão, recomendo o texto "Uma réplica ao Zwínglio Rodrigues", onde trato em alguns momentos sobre isto, e o texto "João 11:25 ensina que que a fé precede a regenereção". Você pode encontras estes textos aqui no blog.

    Graça a Paz

    ResponderExcluir