sexta-feira, 8 de novembro de 2013

A quem o Espirito Santo convence ?


No artigo denominado "O homem pode escutar o evangelho, mas não entendê-lo", expus biblicamente a verdade de que o homem natural, escravo do pecado e da cegueira, jamais poderá crer em Cristo. E que só através de uma ação especial do Espírito Santo este homem poderá ressuscitar de sua morte espiritual, e por consequência, crer no evangelho. Porém, um irmão contrapondo o que escrevi, argumentou dizendo : " Não, o homem pode responder sim ao evangelho, pois  Espírito Santo convence  a todos os homens, cabe agora a eles decidirem ser salvos ou não".  Este irmão se baseava em João 16:8, que diz : "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo." À primeira vista parece fazer sentido tal argumento, visto que o texto diz que o Espírito Santo convencerá o mundo de seus pecados. Mas será mesmo que o texto ensina que todos os homens serão convencidos de seus pecados?

Bom, em primeiro lugar se considerarmos que o texto diz que todos os homens são convencidos de sua ignorância e pecado, logo, seremos obrigados a crer que já não existem " cegos espirituais", como também não existem pessoas que acham "loucura a mensagem do evangelho". Ora, se o  texto quer dizer que o Espírito convence todos os homens do pecado, então teremos que admitir que não existem mais os ignorantes espirituais, afinal, todos tem consciência dos seus pecados, pois destes pecados foram convencidos. Ora meus amigos, isto é a consequência lógica de tal ensino. Se o Espírito Santo convence todos os homens que escutam o evangelho, logo todos agora podem enxergar a verdade, pois já não mais existem cegos  e escravos espirituais. Então fica claro que, de  acordo com  este ensino, todos estão enxergando, visto que o Espírito Santo convence todos os homens de seus erros. Cabe então ao homem que já não é  "cego e escravo" aceitar o evangelho ou rejeitá-lo.


Outro detalhe a ser considerado é que se todos os homens são convencidos de que o evangelho é a verdade não há lógica então dizer que todos estes  homens acham "loucura" o que agora eles acham  "verdade". Fica claro que  a consequência lógica de tal ensino é que "não existem mais os que, pela ignorância e cegueira, acham loucura a pregação do evangelho ". Afinal, todos estão convencidos pela verdade. 


Na verdade esta visão é facilmente refutada, tanto pelas escrituras quanto pelas nossas experiências de evangelismo. 

Mas vamos continuar...

Se o Espírito Santo convence todos homens de que o evangelho é a verdade como então muitos ainda acham tal mensagem uma loucura? O apóstolo Paulo deixa claro que muitos ainda acham  a palavra da verdade uma loucura( 1 Co 1:18). Como uma pessoa que foi convencida de que o evangelho é  verdadeiro poderá continuar achando que este evangelho é uma loucura? Quanta contradição! Como posso admitir que uma coisa é correta e ao mesmo tempo chamá-la de loucura? 

Fica então claro que se digo que todos os que escutam o evangelho são convencidos pelo Espírito Santo logo não existem cegos , mortos, e escravos espirituais. Daí conclui-se que se não existem cegos, mortos, e escravos espirituais " todos entendem a vontade de Deus", o que de acordo com as Escrituras não é verdade :


"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. (1 Coríntios 1:18)

"Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus.(Romanos 3:11)


Alguém poderá questionar : " mas o texto diz claramente que o Espírito Santo convencerá  o mundo". Primeiramente é necessário entender que a palavra mundo na bíblia nem sempre significa "toda as pessoas sem exceção" , mas na maioria das vezes " certas pessoas de todas as partes do mundo". Por exemplo, a bíblia diz em  1Co 11:32 : " Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo." Ora, aqui o texto claramente nos mostra que o termo "mundo" é uma referencia a uma classe de pessoas, no caso os ímpios. Em At 19:27 a respeito da deusa Diana está escrito "  vindo a ser destruída a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo veneram". Se nos precipitarmos em dizer que mundo sempre significa 'toda as pessoas sem exceção" teríamos então de admitir que Diana era adorada até mesmo pelos cristãos. 

Existem outras passagens bíblicas com linguagem universal que se analisadas com cautela, à luz dos contextos imediato e remoto, notaremos que nem sempre tem o sentido proposto por alguns.

Levando em consideração estas verdades, podemos entender que aqueles a quem o Espírito Santo convence são justamente todos aqueles a quem Pai entregou ao seu Filho. Os eleitos de Deus, que estão em todas as partes do mundo. Vejamos com a bíblia:

" Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. " (João 10:16)

"Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." (João 6:37)

"  E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia." (João 6:39)

" Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia." (João 6:44)

" E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. (João 6:65-66)

" Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra. (João 17:6)

" Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse. (João 17:12)

Na bíblia, o convencer do Espírito Santo é o início da regeneração, visto que todos os que são convencidos tomam consciência de que são pecadores, e isto é um sinal de que os seus corações estão sendo mudados (Ez 36:25-27). Uma pessoa que tem o coração transformado, automaticamente andará em obediência(Ez 36:26). Logo é inconcebível crer que aqueles a quem o Espírito Santo convence e regenera permanece em pecado rejeitando o evangelho. 

Diante de tudo o que foi exposto, podemos concluir que, todos os que são convencidos pelo Espírito Santo, e que por consequência passaram a enxergar a verdade de Deus sendo ressuscitados da morte espiritual, são eficazmente salvos; e pela obra regeneradora do Espírito Santo são levados à Cristo.

Soli Deo Gloria

Álvaro Rodrigues

10 comentários:

  1. Acredito que Ele convencera (verbo continuo, convenceu, convence e convencera), o mundo (todo homem), a quem Ele quiser revela-se! pois quem convenceu a Cornélio? quem convenceu a Paulo? Jesus é a luz que vindo ao mundo, ilumina a todo o mundo (Jo 1:9). se nós não clamarmos as pedras clamaram!

    ResponderExcluir
  2. esse convence quer dizer que é essa a obra dele, ele está disposto a isso, se manifesta para isto. e no caso mundo quer dizer os mundanos número grande mas não totalitário de pessoas. e se acatarmos que muitos serão chamados mas poucos escolhidos, logo não haverá porque se suscitar uma dicenção dessas.

    ResponderExcluir
  3. Oi gostei muito do seu blog, e ctz só Deus convence o homem do pecado, não adianta a gente querer chegar num irmão primo amigo e querer fazer a pessoa intender uma coisa, se não fomos mandados por Deus para dizer...julgar tambem nao se deve pq só Deus limpa na hora dEle, se a pessoa ta na igreja e ta fazendo algo errado, nao julgue mais sim ore por ela e peça a Deus para convence-la do pecado!!!
    Faço um convite para vc visitar meu blog :D
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, Priscila! Obrigado por comentar. Deus abençoe! Se quiser mandar o link do seu blog para facilitar, ficarei grato.

      Excluir
  4. De fato o texto não é direcionado a "todos", mas somente aos pecadores, aqueles que não creem {v9)

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz meu irmão Alvaro,
    Quando você coloca a questão "Fica claro que a consequência lógica de tal ensino é que "não existem mais os que, pela ignorância e cegueira, acham loucura a pregação do evangelho ". Afinal, todos estão convencidos pela verdade", recorre a analogias e suposições que emergem da cor do osculo que você utiliza (acredito ser a calvinista). A questão de colocar a graça antes da fé leva a problemas teológicos, difícil de ser resolvido, há não ser se recorrer a cambalhotas, outra questão, um pouco mais filosofica é: se o Espirito Santo quem tornou a trazer vida as pessoas para responder ao evangelho, quem deu vidas aos contemporâneos de Jesus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz!

      "A questão de colocar a graça antes da fé leva a problemas teológicos, difícil de ser resolvido, há não ser se recorrer a cambalhotas, outra questão, um pouco mais filosofica é: se o Espirito Santo quem tornou a trazer vida as pessoas para responder ao evangelho, quem deu vidas aos contemporâneos de Jesus?"

      Mas é evidente que a graça vem antes da fé; este é o ensino Neotestamentário. Não é preciso ser calvinista para acreditar nisto. Não existe fé sem que antes exista a graça capacitadora de Deus que torna possível esta fé(E 2). Desconsiderar esta verdade é abraçar uma heresia denominada de semipelagianismo.

      Quanto a sua pergunta sobre quem trouxe vida espiritual para os contemporâneos de Jesus a resposta é simples: o próprio Cristo. Efésios 2 diz que Cristo nos deu vida estando nós mortos em nossos delitos e pecados. É evidente que muito desses mortos foram ressuscitados na época de Cristo quando assim o seguiram. Se não foi Cristo quem mais poderia ser? O próprio homem? Cristo ressuscita espiritualmente aqueles a quem o Pai os entrega(Jo 6:44)

      Excluir
    2. O espirito santo convence só quem ele quer ? Quando o homem convencido pelo ES tende a aceitar a Jesus? Ou o ES convence e a pessoa aceita se quiser?

      Excluir
  6. Essa passagem não tem muita dificuldade de ser entendida, pois o próprio Jesus nos explica cada uma dessas funções no versículo seguinte.
    Do pecado para aqueles que não creem em mim
    Da justiça porque vou para o Pai
    Do juízo porque o príncipe deste mundo já esta condenado
    Portanto, se vc crer em Jesus, NÃO tem como ele te convencer de pecado. O Espirito santo só convencera o cristão da justiça e do juízo.

    ResponderExcluir
  7. João 3.16 é bem claro todos os que crêem,todos sem distinção existe uma grande diferença entre todos sem distinção e entte todos sem exceção.
    João 3.17 diz quem não crê já está condenado.

    ResponderExcluir