terça-feira, 18 de novembro de 2014

O calvinismo e as condições para a salvação



Se ouve constantemente entre os menos esclarecidos, pra não dizer mal intencionados, que o calvinismo nega ou desconsidera o fato bíblico de que existem condições para que a salvação torne-se efetiva. Para os críticos do calvinismo, em especial arminianos, textos bíblicos tais como Jo 3:16-18, 3:36 entre outros, que expressam o dever humano de crer em Cristo, demostram que a salvação está condicionada à vontade ou a decisão do homem. Pois é, para estes críticos só há condições para a salvação quando estas estão condicionadas à vontade humana. Sem falar que outros ainda vão mais longe e dizem : "se o calvinismo ensina uma predestinação e eleição incondicionais, logo, por exemplo, não haveria a necessidade de se crer(ter fé) em Cristo".

Mas, e aí? Será mesmo que tais textos ensinam que a salvação está condicionada à decisão do homem? Será mesmo que a escritura ensina que a salvação depende de mim? Qual seria o real sentido destas condições à luz da escritura? Isto é o que veremos!

"Quem crê no Filho tem a vida eterna; aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele.” (Jo 3:36)

"Quem nele crê não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no Nome do Filho unigênito de Deus". ( Jo 3:18)

Estes dois textos, de acordo com a visão arminiana, significa dizer que a salvação é condicionada à minha decisão. Sou eu que selo o meu próprio destino eterno; sou eu quem sou o "soberano" sobre o meu destino eterno, e não Deus. Na visão anti-calvinista a salvação é condicional. A eleição, o chamado, a fé, a justificação e a glorificação, estão condicionados ao livre-arbítrio humano. Então as condições para a salvação, numa ótica arminiana, estariam baseadas no livre-arbítrio e não na decisão soberana de Deus.

O calvinismo, entretanto, não nega a existência de condições para que o homem seja salvo. A questão é que as condições para a salvação, que são: eleição, regeneração, arrependimento, fé, justificação e glorificação, são ações milagrosas operadas pelo próprio Deus. Então, calvinista nenhum nega que o homem deve estar enquadrado nestas condições para que alcance a salvação. Cremos que a fé é uma condição não no sentido de que ela está condicionada à uma ação minha(como crer o arminianismo) mas sim à uma ação do próprio Deus. E esta ação divina é o que denominamos de a eterna eleição e predestinação. A fé é uma condição ou meio que Deus soberanamente estabeleceu para salvar aqueles que escolheu e predestinou. Deus decidiu estabelecer requisitos( que no dicionário significa: Condição que se deve satisfazer para alcançar certo fim) para que a eleição dos escolhidos fosse confirmada no decorrer da história. Os requisitos são INCONDICIONAIS no sentido de que Deus os estabeleceu sem estar condicionado às ações de ninguém.

Na verdade estas condições referem-se ao estado ou condição de uma pessoa. Deus escolheu certas pessoas para que elas vivessem em um estado de credulidade em Deus. Em outros termos, podemos dizer que Deus condicionou( regulou/submeteu) os eleitos na fé para a salvação, o que é contrário de condicionar por causa da fé para a salvação(crido pelos arminianos)

De sorte que : o homem só será eleito SE Deus o eleger, só será regenerado SE Deus o regenerar; só terá fé SE Deus lhe der a fé; e só será salvo SE Deus o salvar. Ou seja, as condições estão condicionadas à soberania divina, e não à vontade do homem. Em outras palavras, Deus decidiu que alguém só seria salvo SE fosse eleito por Ele; só seria regenerado SE recebesse a regeneração advinda Dele; e só teria fé SE recebesse a fé da parte Dele.

Logo, entendemos que as condições(estado) para alguém ser salvo seriam:

1. Ser um eleito(antes da fundação do mundo)
2. Ser regenerado
3. Ter fé em Cristo
4.Arrepender-se
5.Ser justificado
6. Ser glorificado

Dito tais coisas, concluímos dizendo: Que o calvinismo não nega a necessidade do "crer" para que haja a salvação, mas isto em um sentido temporal. Em um sentido atemporal, os eleitos já foram escolhidos antes da fundação do mundo. Que a fé é somente a ratificação desta eleição(antes da fundação do mundo) no decorrer da história. E que as condições estabelecidas por Deus para a salvação são INCONDICIONAIS, no sentido de que não estão baseadas ou condicionadas às decisões e ações humanas. Mas ao mesmo tempo são também condicionais pois estão baseadas e condicionadas à  sua própria soberania e poder.

Soli Deo Gloria

Álvaro Rodrigues

2 comentários:

  1. resumindo, o homem segundo o calvinismo e um fantoche de Deus

    ResponderExcluir
  2. Resumindo: Vá estudar, seu ignorante.

    E sua argumentação é ridícula. Sim, Deus controla os homens; mas este controle não tira do homem o seu intelecto e vontade. Ora, mesmo sendo controlado por Deus, o homem continua tendo sentimentos, paixões e vontades. Agora me mostre um único fantoche com sentimentos, paixões e vontades.

    O controle de Deus é: usar a vontade natural(que é inclinada ao pecado) de certos homens(não-eleitos) para realizar seus decretos com relação ao pecado. E mudar a vontade de certos homens(que é inclinada ao mal), para que creiam em Cristo(isto só com os eleitos).

    ResponderExcluir