quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Negue-se a si mesmo e siga à Cristo



É muito comum, principalmente nos dias de hoje, escutarmos de algumas pessoas ditas cristãs as expressões "Eu amo Deus acima de tudo", "Eu amo Jesus" , "Deus é tudo em minha vida", entre outras. No entanto, o que  me deixa triste é ver que tais pessoas que usam estas expressões no dia-a-dia , não sabem o que na realidade significa "amar à Deus acima de tudo"  visto que grande parte delas ainda não fizeram o que Jesus  Cristo nos recomendou em Lucas 9:23, que é o  "negar-se a si mesmo".

                                    O QUE SIGNIFICA NEGAR-SE A SI MESMO ?



Em Lucas 9:23 está escrito " E dizia (Jesus) a todos : Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. " 

Negar-se a sim mesmo é abandonar tudo aquilo que praticamos que não tem a aprovação de Deus. E estas práticas que não tem a aprovação de Deus são conhecidas como obras da carne, e são : adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, entre outras (Gálatas 5:19-21). Negar-se a si mesmo  é viver para Deus, amar à todas as pessoas, andar de acordo com as Escrituras, imitar à Cristo e  está disposto à sofrer pelo evangelho.



O maior exemplo de renúncia é visto no próprio Cristo , vejamos :

(...) Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;(...) (Mt 6:10)

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz  (Fl 2:5-8).

Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. (Jo 6:38)

O próprio Cristo sendo Deus, negou a si mesmo. Jesus por um momento, abriu mão de alguns dos seus atributos  para fazer a vontade do Pai . O mais interessante é que o Apóstolo começa dizendo que o mesmo sentimento que houve em Cristo , também deve ser evidenciado em nossas vidas . E que sentimento é este? "O negar-se a si mesmo" .


                                             SIGA À JESUS EM VERDADE

Seguir à Jesus em verdade implica reconhecer que devemos carregar uma cruz a cada dia. No final do texto de Lucas 9:23, está escrito : "(...) tome a cada dia sua cruz, e siga-me(...) . Caro leitor,  a palavra "cruz" fala de sofrimentos, perseguições, afrontas, calúnias ou qualquer outro tipo de dificuldade existente. Tomar à Cruz é suportar todas as dificuldades por amor de Cristo , é escolher a porta estreita que conduz  à Deus e é ser participante das aflições de Cristo por amor ao evangelho da graça(Lc 9:23, 2 Co 1:5, Cl 1:24,1 Pd 4:12). Na verdade,
 é um privilégio ser  participante das aflições de Cristo !


Infelizmente, mensagens que 
não apresentam a cruz e que são pregadas por alguns hoje em dia, tem enganado à muitos . Hoje a mensagem da graça de Deus é trocada por mensagens de "prosperidades materiais" e pelo "evangelho de facilidade". Tais mensagens vão de encontro ao evangelho ensinado por Cristo e os Apóstolos. 

Amado Leitor, de acordo com as Escrituras , não basta  esbravejar  "Eu amo Jesus", é preciso muito mais que isto. É necessário renunciar o mundo de pecado se separando daquilo que Deus detesta. Esteja disposto à sofrer pelo Evangelho de Cristo, prove o seu amor para com Cristo obedecendo os seus mandamentos. Busque-o todos os dias!


Soli Deo Gloria


Álvaro Rodrigues

Um comentário:

  1. Amém, Ir. Álvaro! Graças a Deus.

    "O que tem os meus mandamentos e os guarda... esse é o que me ama." (Jo 14.21)

    "E os Seus mandamentos não são pesados." (IJo 5.3)

    E o Espírito de Deus se ocupa em manter a Igreja de Cristo lembrada de três (entre incontáveis) coisas:

    a) que nem todo "moralismo" na vida humana significa "santidade de vida". (O fato de eu ser portador de virtudes humanas naturais - o que é uma bênção divina para mim e para a sociedade em que vivo - não significa necessariamente que eu esteja no Evangelho de Cristo.)

    b) que o "negue-se a si mesmo" ordenado pelo Senhor se cumpre não apenas instantaneamente (na regeneração, justificação e santificação posicional) mas é igualmente necessário no dia-após-dia e momento-após-momento na vida quotidiana de cada filho de Deus (santificação progressiva).

    c) que a experiência de negar-se a si mesmo oferecida pelo Senhor só ocorre com o exercício da fé e não a vontade e força humanas desprovidas dela (da fé que há em Cristo).

    Obs.: Gl 5.19-21 não traz uma lista completa de todas manifestações da carne na vida do ser humano; traz apenas exemplos e uma amostra significativa de tais obras. (Não é "a loja toda" mas apenas "uma vitrine da loja").

    ResponderExcluir