Em Mateus 16:18 está escrito : "Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela "
O texto acima a primeira vista parece confirmar a Doutrina da Igreja Romana, mas na realidade não a confirma em nada, muito pelo contrário, a refuta . O Novo Testamento foi escrito em grego , e devemos levar em conta o sentido original de cada texto Bíblico. Se os líderes Católicos reconhecessem isso eles rejeitariam esse ensino Anti-bíblico.
No texto de Mateus 16:18, Jesus Cristo afirma que edificaria a sua Igreja não em Pedro, mas sim na confissão que Pedro fizera,de que Jesus é o Cristo o filho do Deus vivo( v. 16). O Senhor Jesus, nesta passagem, emprega um trocadilho(Jogo de palavras semelhantes na forma,mas diferente no significado). Jesus diz : "Tu és Pedro" (gr. Petros , que significa uma pedra pequena). Logo a seguir ele diz : "sobre essa Pedra (gr. petra , que significa uma grande Rocha ou Rochedo) edificarei a minha igreja". Cristo nessa passagem diz que edificaria a Igreja sobre ele mesmo.
Vários textos da bíblia fortalece a verdade de que o fundamento(Pedra) da Igreja é o próprio Cristo :
" Porque ninguém pode pôr outro fundamento,além do que já está posto,o qual é Jesus Cristo" ( 1 Coríntios 3:11)
" Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores , a qual foi posta por cabeça de esquina. (Atos 4 :11 o próprio Pedro falando)
" Pelo que também na escritura se contém: Eis que ponho em sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa;e quem nela crer não será confundido"(1 Pedro 2 :6)
" Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas , de que Cristo é a principal pedra da esquina(...) (Efésios 2: 20)
Cristo é o único Fundamento onde a Igreja está alicerçada, a Igreja de Cristo desmoronaria se o seu alicerce fosse um homem falível e repreensível como Pedro(Gálatas 2:11). Em nenhum lugar das Escrituras encontramos referências onde Pedro é colocado como autoridade suprema e infalível, e muito menos encontramos apoio ao sistema papal . Que venhamos reconhecer a Suficiência das Escrituras, não indo além do que está escrito ( 1 Coríntios 4:6).
Que Deus nos abençoe!
Álvaro Rodrigues
" que venhamos a reconhecer a Suficiência das Escrituras, não indo além do que está escrito (1 Coríntios 4:6)."
ResponderExcluirAmém, Ir. Álvaro. E nem ficando aquém do que está escrito. (Pois tanto se torna passível de repreensão da parte do Senhor aquele que 'acrescenta" qualquer coisa, quanto o que 'retira' qualquer coisa da Escritura).
O irmão - com a graça de Deus - disse muito bem que "Cristo é o ÚNICO fundamento onde a Igreja está alicerçada", pois qualquer coisa (religião, instituição, rebanho, doutrina ou pessoa) que não esteja fundada sobre Cristo... pode - aos olhos de alguém - ser igual e até ser chamado de Igreja dEle.
Mas não é. E não é, simplesmente porque não está alicerçada nEle e, para ser Igreja dEle, depende de, primeiramente, estar fundada nele. (Ao mesmo tempo, o Espírito Santo nos adverte de que nós vemos apenas "como por espelho"; assim, certamente há partes da Igreja dEle que - aos nossos olhos - não estão fundadas nEle... mas estão, e são Igreja de Cristo).
"Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade." (IITm 2.19)