No dia 31 de outubro de 1517, deu-se inicio ao movimento denominado " Reforma Protestante " quando, Martinho Lutero, um sacerdote Católico e professor de teologia, protestando contra vários ensinos da igreja católica romana tais como a penitência,a autoridade do papa, a utilidade das indulgências etc, publicou as 95 teses na porta da catedral de Wittenberg .
Desde cedo, Lutero empenhava-se em realizar boas obras a fim de agradar a Deus e servir ao próximo através de orações por suas almas . Porém, quanto mais tentava agradar ao Senhor, mais se dava conta de que era um grande pecador . Lutero não tinha paz consigo mesmo . Johann Staupitz, superior de Lutero,concluiu que o Jovem necessitava de mais trabalhos, para afastar-se de sua excessiva reflexão . Ordenou que Lutero iniciasse uma carreira acadêmica . Lutero então passou a estudar Teologia, quando descobriu diferenças entre as Doutrinas da igreja Católica e a bíblia . Como resultado disso, Lutero passou a questionar várias das Doutrinas romanistas que não tinham o apoio das Escrituras .
Em Junho de 1520, Lutero fora advertido pelo papa com a bula " Exsurge Domine " a repudiar 41 pontos de sua doutrina num prazo de sessenta dias, caso contrário seria excomungado. Como resposta, Lutero queima a bula diante do povo .No ano de 1521, foi chamado a comparecer diante das autoridades da Igreja romana em Worms . Sem temor nenhum ele responde : " Irei, ainda que me cerquem tantos demônios quantas são as telhas dos telhados"
Chegando em Worms no dia 17 de abril de 1521, apresentou-se diante da dieta,presidida pelo imperador Carlos V. Lutero não tinha outra opção se quisesse permanecer vivo,senão a de renegar suas doutrinas. Porém não as renunciou, antes, falou : " Que se me convençam mediante o testemunho das escrituras e claros argumentos da razão - porque não acredito nem no papa nem nos concílios já que está provado amiúde que estão errados,contradizendo-se mesmos - pelos textos da sagrada escritura que citei,estou submetido a minha consciência e unido à palavra de Deus. Por isto, não posso nem quero retratar-me de nada,porque fazer algo contra a consciência não é seguro nem saudável."
A essa altura, o então considerado herege quando voltava de Worms para a sua cidade, foi sequestrado por soldados que o levaram ao castelo de Wartzburg, onde ficaria exilado. Tal sequestro fora planejado por Frederico o sábio, para proteger Lutero do imperador e do papa. No castelo de Wartzburg, Lutero traduziu o novo testamento para o alemão. Ao voltar a Wittenberg, se posicionou novamente a frente da igreja reformada, a partir daí os ensinos da Reforma se espalharam por toda a Europa.
Caro Leitor, a Reforma Protestante não foi uma inovação doutrinária , mas sim o retorno à doutrina puramente bíblica. A Reforma foi o retorno ao evangelho puro e simples proclamado por Cristo e os apóstolos, e não a invenção de um novo evangelho. No dia 31 de outubro, nós os protestantes agradecemos a Deus pelo fato de ter levantado homens como Martinho Lutero,João Calvino, Ulrico Zuínglio, João Tyndale, Jacques Lefevre, etc. que com coragem e amor às verdades da palavra de Deus, colocaram em risco suas vidas . Foi por causa destes homens de valor, que hoje temos uma bíblia em nossas mãos. .A reforma foi o ponto de partida para a liberdade e acesso às sagradas escrituras. Portanto, comemore este dia glorificando ao Deus que jamais permitirá que as portas do inferno prevaleçam contra a igreja.
Soli Deo Gloria
Álvaro Rodrigues