Ecumenismo é o processo de busca da unidade . No sentido mais lato , é a crença que defende a unidade de todas as religiões . Do ponto de vista do cristianismo, pode-se dizer que o ecumenismo é um movimento entre diversas igrejas cristãs na busca do diálogo e cooperação comum, buscando superar as divergências históricas e culturais, a partir de uma reconciliação cristã que aceite a diversidade entre as igrejas .
"O que nos uni é maior do que o que nos separa". Este é um velho e conhecido chavão usado pelos adeptos do evangelho ecumênico. Em nome do "amor", alguns crentes, defensores do ecumenismo religioso, tem relativizado a palavra de Deus. Estes cristãos defendem que não existe uma verdade exclusiva, pois cada pessoa possui a sua verdade; e, com base nisto, sustentam a união entre evangélicos, católicos, espíritas, budistas, judaístas, islamitas entre outros . Os defensores do ecumenismo pregam que a unidade é necessária , e que toda religião e todo o caminho levam à Deus .
Com relação à unidade, penso que os crentes adeptos do ecumenismo deveriam aprender que não se pode existir unidade espiritual, onde se falta com a verdade da palavra( Jo 14:15-24,Tt 3:10, Rm 16:17) . Também penso que estes crentes deveriam lembrar que Cristo é o único caminho (João 14:6), e sendo Cristo o único caminho , não deveriam negociar esta fé com aquelas religiões que ensinam outros caminhos para a salvação .
Os cristãos do ecumenismo argumentam : "Ora, mas Jesus nos ensinou o amor ". Verdade, Jesus nos ensinou o amor, mas desde quando amar significa concordar com o pecado e dizer sim para o erro ? O verdadeiro amor é acompanhado de verdade . O cristão que de fato ama não permite que aqueles que caminham para a perdição sigam neste caminho de morte , mas exorta para que estes reconheçam Jesus como único mediador e salvador.
Caro leitor , falta de amor seria uma pessoa que, ao ver outra no caminho do ecumenismo, não move um dedo para ajudá-la a se libertar deste conceito relativista que contradiz o evangelho e as Escrituras.
Caro leitor , falta de amor seria uma pessoa que, ao ver outra no caminho do ecumenismo, não move um dedo para ajudá-la a se libertar deste conceito relativista que contradiz o evangelho e as Escrituras.
Mas não para por aí...
Vez por outra escutamos desses cristãos outro famoso chavão :" Toda religião é boa e leva a Deus". Ora, se este conceito fosse verdadeiro, não existiriam recomendações na bíblia para nos afastarmos de falsas doutrinas( 2 Jo 1:10, Rm 16:17, 1 Tm 6:3-5), e se existem falsas doutrinas(como nos mostra a bíblia) , logo existem falsas religiões .Também, se todos os caminhos conduzem à Deus, não haveria a necessidade de se pregar o evangelho do arrependimento (Mc 16:15) .
Creio que nós, os evangélicos, que temos a bíblia como nossa única regra de fé e prática , e que adoramos somente a Deus , deveríamos rejeitar o evangelho ecumênico visto ser ele um convite à idolatria, ao paganismo, a mariolatria , a apostasia, a feitiçaria e a tantos outros males . Defendo que nós como cristãos não devemos nos dobrar ante o pecado, mas sim denunciá-lo, e que também não devemos nos associar(em um sentido espiritual ) com os que adoram ídolos , e aos que não consideram Jesus como único mediado e salvador (1 Tm 2 :5, Jo 14:6)
Sendo assim, nego o evangelho ecumênico que visa a unificação das religiões , visto ser ele uma afronta às verdades reveladas nas Santas Escrituras, que de forma explicita condena a comunhão entre Luz e Trevas ( 2 Co 6:14-18) .
Soli Deo Gloria
Álvaro Rodrigues