segunda-feira, 4 de maio de 2015

A bíblia apresenta um Deus de Amor, Justo e Bom, mas que mata e destrói certos pecadores. Isto prova a falibilidade das Escrituras?


Hoje é assim: É só você defender a infalibilidade das escrituras, que isto, na mente de muitos racionalistas baratos, te faz um ser retrógrado, que não pensa, ou que não tem autonomia. Claro, a revolta do homem natural contra às coisas de Deus não é algo recente. No decorrer da história, homens se esforçaram em tentativas que objetivavam a anulação da ideia de Deus, da bíblia e da religião. Hoje em dia essas  tentativas continuam. Os cristãos são desafiados todos os dias a testarem sua fé, e se não estiverem preparados, serão facilmente sucumbidos pelos encantos do relativismo pós-moderno.

Mas enfim, vamos ao que interessa. Não pretendo tratar aqui de tudo o que é de argumentação contrária à infalibilidade da escritura. Meu objetivo é apenas o de responder a pergunta que é o título do texto.

A bíblia nos faz conhecer um Deus de amor, longânimo e misericordioso(Sl 86:15, 103:8, 145:8). Isto é algo revelado em toda a escritura, tanto na Nova, como na antiga aliança. Entretanto, principalmente no Antigo Testamento, vemos um Deus que pune, destrói nações, e que condena à morte certos pecadores(Nm 21: 3, Dt 20:17, 1 Sm 15:3). Como conciliar essa questão? Há contradição no fato de Deus ser amorosos e bondoso e ainda assim destruir nações tidas por "inocentes"? A bíblia apresenta um Deus contraditório ou de dupla personalidade? A bíblia contém erros?

Os críticos da bíblia argumentam: "Deus, no AT, condenava à morte os homens, destruía povos inocentes, punia os pecadores com a morte, desta forma Ele não é Justo, Santo e Bom como diz a bíblia. Mas se ele é Santo, Justo e Bom, Ele não poderia matar, destruir nações e os pecadores, do contrário, a bíblia estaria entrando em contradição".

Resposta: A primeira questão a ser analisada aqui é a seguinte: Onde está escrito na bíblia que a bondade, a justiça e a santidade de Deus são definidas de uma forma em que Ele jamais possa destruir os pecadores? A bíblia, por algum acaso, diz que é errado Deus punir os pecadores com a morte? A bíblia, por algum acaso diz que, por Deus ser amor, Ele não pode destruir, matar e ferir? Não, ela nunca diz isto! Então como alguém pode dizer que a bíblia contém erros? Ora, a critica de contradição faria sentido se: 1- a bíblia tivesse dito em algum verso específico que, por Deus ser amor, Ele JAMAIS destruiria o pecador quando, em outros versos,  é revelado  Deus fazendo justamento o contrário. 2- ou que o amor de Deus é definido de uma forma que anula a sua ira contra os pecadores. MAS A BÍBLIA NÃO DIZ OU DEFINE O AMOR DE DEUS DESSA FORMA, e se não diz ou define dessa forma, qual então é a contradição? É o crítico da bíblia que quer achar contradição onde não existe. Logo, o erro é do crítico da escritura quando a usa para tentar achar contradição entre o amor e a ira divina contra o pecado.

Em segunda lugar, sim, a bíblia diz que Deus é bom, mas não diz que a bondade Dele afasta a sua ira contra o pecado. Ademais, a bondade divina é definida por um outro atributo divino, isto é, a soberania de Deus. Na bíblia Deus é apresentado tendo misericórdia de quem Ele quer( Rm 9:15) Essa é a definição de bondade divina, isto é, bondade soberana. Deus é bom, Deus é amoroso, Deus é longânimo, mas somente com quem Ele deseja ser. Como também, a justiça divina não deve ser medida pelas nossas réguas humanas. Deus é justo por definição. Quando Ele mata, é justo; quando Ele fere, é justo; quando Ele empobrece um homem, é justo; quando enriquece, é justo. Ele é Deus, tudo é Dele, e Ele não nos deve nada. Deus não tem obrigação moral nenhuma em ter misericórdia de quem quer que seja. A graça de Deus é um favor imerecido, e não um favor que merecíamos; não merecemos benevolência nenhuma. Então, quando reclamarmos de Deus, questionemos  primeiramente o motivo Dele, até hoje, não nos ter destruído.

Alguns dirão que este tipo de pensamento faz de Deus um Ser que age de forma parcial. Ora, isto não faz o menor sentido. Não existe parcialidade em um Deus que não nos deve nada. Não temos direito nenhum diante de Deus. Parcialidade é privar certas pessoas dos seus direitos. Como ninguém tem direito nenhum diante de Deus, disto concluímos que Deus não é parcial.

A definição bíblica de misericórdia divina se encontra associada à justiça de Deus. Deus é Santo, e por ser Santo, a sua justiça exige a punição do pecador que não se arrepende(Ap 2:5,16, Hb 9:26). Creio com toda a convicção de que a misericórdia divina para com a humanidade é exercida até mesmo no ato de justiça divina. As pessoas pensam que Deus seria bom e misericordioso somente se deixasse os homens seguir os seus próprios extintos. Ora, isto é um erro! É justamente o contrário, Ele seria menos misericordioso se fizesse tal coisa. O homem é depravado por natureza(Rm 3:23); se Deus não julgasse a vida de devassidão dos homens, o mundo estaria pior do que este no qual estamos vivendo. Se não houvessem leis, princípios morais e valores absolutos estabelecidos pelo próprio Deus, estaríamos totalmente destruídos. Uma sociedade sem limites se auto-destrói. De forma que: quando Deus pune alguém que fere suas leis, isto por definição, significa exercer misericórdia na justiça. Misericórdia, pois põe freio na maldade humana, que só tende a aumentar.

Diante de tudo o que foi escrito, podemos concluir dizendo que a tentativa inútil de encontrar contradição entre o amor divino e a ira de Deus contra o pecado seria a mesma coisa que dar murro em ponta de faca. A bíblia é a inerrante palavra de Deus, ela é totalmente confiável, é por meio dela que conhecemos a vontade de Deus.

Soli Deo Gloria

Álvaro Rodrigues